social-whatsapp-footer

Blog

Evento científico debate microcalcificações e diagnóstico precoce do câncer de mama

08/10/2025

Envolvidos no ambiente do Outubro Rosa e as campanhas de conscientização sobre os cuidados da saúde da mulher, médicos e estudantes de medicina tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos técnicos sobre tecnologias e discussões de casos de tumores de mama, na noite desta quinta-feira (2). O painel “Microcalcificações: o desafio da avaliação e conduta”, foi conduzido pelas médicas radiologistas Marcela Brisighelli Schaefer e Alessandra Beatris Aléssio Rovaris.

A ação organizada pela URC Diagnósticos na cobertura do Edifício Comercial São Lucas, em Criciúma, faz parte da programação de eventos alusivos aos 35 anos da clínica, que entra em uma fase especial no Outubro Rosa e Novembro Azul.

Em sua apresentação, a médica radiologista convidada, Marcela Schaefer, destacou que 55% dos tumores de mama não palpáveis apresentam microcalcificações e que 30% dos tumores de mama possuem esse achado. As calcificações, explicou, são depósitos de cálcio de até 1 mm que podem estar associados a processos benignos ou malignos, e aparecem com frequência em mamografias. “Discutir microcalcificações é falar sobre diagnóstico precoce do câncer de mama”, frisou a especialista.

Marcela, considerada uma autoridade nacional em radiologia e mamografia,  ressaltou a importância do uso do sistema de classificação BI-RADS , considerado um guia internacional para padronização dos achados e definição da conduta clínica. Segundo a especialista, “diante de microcalcificações suspeitas, é dever do radiologista recomendar a biópsia”, pontuou.

Ainda de acordo com a  Marcela, a análise de exames anteriores é uma ferramenta essencial para apoiar o trabalho do radiologista e fornecer parâmetros importantes aos mastologistas.

Abordagem prática

Já Alessandra, especialista do corpo clínico da URC Diagnósticos, aprofundou o papel dos exames de imagem como ferramentas fundamentais para a avaliação das microcalcificações, indicando os métodos mais adequados para cada situação clínica. A exposição foi acompanhada pela patologista Péttala Rigon, que trouxe estudos de caso para debate e análise conjunta com o público presente.

Outubro Rosa

Com este evento, a URC Diagnósticos reforça o compromisso em promover conhecimento científico e ampliar o diálogo sobre a importância do rastreamento e da detecção precoce do câncer de mama, em sintonia com a campanha Outubro Rosa.

Compartilhe a vontade